terça-feira, 9 de agosto de 2011

Palestra: "Alfabetização e Psicomotricidade: Um Par Perfeito"





Olá pessoal.


No dia 27 de julho fui convidada pela editora FTD para apreciar e participar do evento: Semana Pedagógica- Oficina "Alfabetização e Psicomotricidade: Um Par Perfeito", ministrado por Profª Vania M. Cavallari e Profª Marta Leonor S. P. P. Vieira.

Quero agradecer a todos da equipe FTD que pensou em cada detalhe e nos recebeu muitíssimo bem com um coffee break, pela organização, localização foi perfeita (Colégio atrás do metro vila Mariana). Tudo muito bem planejado e realizado.

As professoras Vania e Marta nos passaram novas visões que agregam no cotidiano e com certeza qualifica o profissional que exerce um papel tão fundamental; o professor.

Elas nos passaram a importância do nome de cada um, como podemos trabalhar em sala de aula de forma lúdica e prazerosa, utilizando metodologias que afetam diretamente o aluno.

Fizemos um teatro para mostrar que o corpo fala constantemente...a linguagem corporal e o mundo do faz de conta. Muito legal ver que formamos um grupo com pessoas que não conhecíamos e trocamos ideias, visões e colocamos em ação o que fora planejado para ser apresentado para o restante dos convidados que lá estavam.
Foi super bacana!
Levei comigo minha ex-professora (Helen), ela nunca tinha participado de um evento e aproveitou para adquirir novos conhecimentos para seu início de carreira como futura pedagoga. Tiramos fotos, mas como estávamos meio longe do palco não ficaram tão boas. Prometo levar uma câmera fotográfia no próximo evento que eu for e posto aqui para que visualizem.

As palestrantes também nos ensinaram uma forma lúdica de alfabetizar. Colocaram imagens de uma jaca e jacarés e explicaram como fazer a dinâmica que segue abaixo.
A Helen conseguiu achar a estória na internet e me enviou por e-mail, vou repassar para vocês.

JACA OU JACARÉ

Cada vez que falar “jaca”, todos sentam e quando falar “jacaré” todos levantam. Prestar atenção no texto para ninguém sentar no jacaré.

Manoel ia à casa de seu tio Florindo apanhar jacas. Bem no meio do caminho havia um grande rio que não tinha ponte, era preciso atravessar de canoa. Neste rio Havia jacarés ferozes e Joaquim pensou:
- Eu quero as jacas e vou enfrentar os jacarés?
E aí ele chegou na beira do rio e viu aquela quantidade de jacarés. Ficou pensativo: “jacas ou jacarés?”.
Entrou na canoa e começou remar contra os jacarés. Remou, remou, lutou, lotou sempre no meio dos jacarés, mas sem esquecer das suas jacas. Até que enfim chegou na margem do rio.
- Ufa! Esses jacarés me cansaram. Mas estou mais perto das minhas belas jacas.
Andou, andou e viu o pé de jaca. Como fazer agora... Apanhou cinco jacas e lembrou dos jacarés que enfrentaria, mas voltou feliz da vida com suas jacas até o rio de jacarés. Colocou as jacas na canoa e começou a luta. Salva jaca e bate no jacaré. Bate no jacaré e salva as jacas. Até que jogou uma jaca no jacaré e eles deixaram-no seguir em paz. Chegou, desceu da canoa e comeu todas as jacas.

A forma como foi realizada a "brincadeira" foi muito interessante porque descontraiu os participantes, requer concentração e dinamismo. Este deve ser respeitado pelo professor e demais colegas, porque cada indivíduo tem um tempo para ouvir, processar e executar os comandos que a mente envia para o corpo.

Espero que vocês aproveitem esta aula lúdica e coloquem em prática com suas turmas. Se nós, adultas, caimos na risada e nos divertimos, imaginem as crianças e adolescentes? Aproveitem o esqueleto da brincadeira e coloque um conteúdo de sua disciplina.







Um abraço,






Yorranna da Costa

Nenhum comentário: