quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Sesi São Paulo apresenta: O mundo dos bonecos




Oba!!! Tem teatro de graça em São Paulo. Vamos lá! Não é sempre que temos a oportunidade de ter arte tão perto e gratuito. Eu vou!!! E vc???

Não me contive e me sinto na obrigação de informar e não apenas formar cidadãos...risos.

Todas as informações citadas abaixo, copie na integra do site:

http://www.sesisp.org.br/home/2006/centrocultural/Prog_teatro_bonecos.asp





Projeto patrocinado pelo SESI traz a São Paulo atrações mundiais do teatro de bonecos.

"Entre os dias 17 e 21 de agosto, a cidade de São Paulo receberá o projeto Sesi Bonecos do Mundo, com apresentações gratuitas no Teatro do Sesi-SP e em quatro palcos gigantes montados no Parque do Ibirapuera, além da exposição em homenagem aos 40 anos do grupo Giramundo (MG).

Considerado um dos maiores festivais de teatro de animação do mundo, o evento apresentará espetáculos e performances encenados por grupos nacionais e internacionais. Em cena, estarão artistas de renomadas companhias, como a de Victor Antonov (Rússia), Jordi Bertran (Espanha), Girovago & Rondella (Itália), Hugo e Ines/La Santa Rodilla (Peru) e ViajeInmóvil (Chile). O Brasil será representado por inúmeras atrações, entre as quais o XPTO (SP), Pequod (RJ) e Duas Companhias (PE).

Viktor Antonov, maior marionetista da Rússia, estará em São Paulo, a partir do dia 17 de agosto para apresentar o espetáculo "Circo em Los Hilos" (Circo nos Fios) e, também, ministrará uma oficina para profissionais de teatro (bonequeiros, atores, performers e artistas plásticos) e estudantes de artes cênicas, no Centro Cultural Fiesp. "


Programação:
Espetáculos

Mais informações pelo site www.sesibonecos.com.br

Local, Datas e Horários
Teatro do SESI - São Paulo
Av. Paulista, 1313 – Metrô Trianon-Masp
Dias 17, 18 e 19 de agosto – 19h e 21h


Parque do Ibirapuera – Arena de Eventos
20 e 21/08 – a partir das 16h30
Temporada 17 a 21/08/2011
Consulte os horários de apresentação

Entrada Entrada Franca
Retire seu ingresso a partir do horário de abertura da bilheteria do local no dia da apresentação. Lugares limitados. São distribuídos 2 ingressos por pessoa.

Horário de funcionamento da bilheteria Quarta-feira a sábado, das 12h às 20h; domingo, das 11h às 20h

Agendamento escolar Segunda a sexta-feira, das 10h às 13h e das 14h às 17h, pelo telefone (11) 3146-7439.

Agendamento de Indústrias Segunda a sexta-feira, das 10h às 13h e das 14h às 17h, pelo telefone (11) 3146-7396.


Espero que vocês compareçam e gostem.




Um abração,


Yorranna da Costa


quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Juntos contra a paralisia infantil! :)



Papais, diretores, coordenadores e professores... divulguem a segunda dose contra a paralisia infantil e se você tem criança menor de 5 anos leve-a para tomar esta gotinha do bem. A vacina para prevenir o Sarampo é de 1 a 6 anos.

Estou divulgando porque fiquei preocupada com o que ouvi na reportagem, que não estamos vacinando todas as nossas crianças. Me ajudem a espalhar o bem. Juntos somos mais fortes!

A campanha é feita em todos os postos de saúde do Brasil, a vacina é gratuita e totalmente confiável, se bem conservada pelos hospitais e postos de saúde.


CONTÁGIO

A poliomielite é uma doença infecciosa provocada por três tipos de vírus. A maior parte das pessoas infectadas não apresenta paralisia, apenas sintomas leves, como infecção localizada na garganta ou intestino, que muitas vezes não são percebidos.

O sarampo também é uma doença infecciosa aguda, causada por um vírus de natureza grave, transmissível e altamente contagioso. Com o período de incubação de 8 a 14 dias, a transmissão se dá pela secreção expelida pela pessoa infectada, por espirro e tosse.

Pode ser transmitida de quatro a cinco dias antes do início dos sintomas, e até quatro dias após o aparecimento da doença.

Os sintomas mais comuns são febre alta, mal-estar, tosse, coriza e conjuntivite. Como também não existe tratamento ou medicamento específico, a melhor forma de prevenir o sarampo é com a vacinação.


Não se esqueçam: quem ama, cuida!

Um forte abraço,



Yorranna da Costa

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Palestra: "Alfabetização e Psicomotricidade: Um Par Perfeito"





Olá pessoal.


No dia 27 de julho fui convidada pela editora FTD para apreciar e participar do evento: Semana Pedagógica- Oficina "Alfabetização e Psicomotricidade: Um Par Perfeito", ministrado por Profª Vania M. Cavallari e Profª Marta Leonor S. P. P. Vieira.

Quero agradecer a todos da equipe FTD que pensou em cada detalhe e nos recebeu muitíssimo bem com um coffee break, pela organização, localização foi perfeita (Colégio atrás do metro vila Mariana). Tudo muito bem planejado e realizado.

As professoras Vania e Marta nos passaram novas visões que agregam no cotidiano e com certeza qualifica o profissional que exerce um papel tão fundamental; o professor.

Elas nos passaram a importância do nome de cada um, como podemos trabalhar em sala de aula de forma lúdica e prazerosa, utilizando metodologias que afetam diretamente o aluno.

Fizemos um teatro para mostrar que o corpo fala constantemente...a linguagem corporal e o mundo do faz de conta. Muito legal ver que formamos um grupo com pessoas que não conhecíamos e trocamos ideias, visões e colocamos em ação o que fora planejado para ser apresentado para o restante dos convidados que lá estavam.
Foi super bacana!
Levei comigo minha ex-professora (Helen), ela nunca tinha participado de um evento e aproveitou para adquirir novos conhecimentos para seu início de carreira como futura pedagoga. Tiramos fotos, mas como estávamos meio longe do palco não ficaram tão boas. Prometo levar uma câmera fotográfia no próximo evento que eu for e posto aqui para que visualizem.

As palestrantes também nos ensinaram uma forma lúdica de alfabetizar. Colocaram imagens de uma jaca e jacarés e explicaram como fazer a dinâmica que segue abaixo.
A Helen conseguiu achar a estória na internet e me enviou por e-mail, vou repassar para vocês.

JACA OU JACARÉ

Cada vez que falar “jaca”, todos sentam e quando falar “jacaré” todos levantam. Prestar atenção no texto para ninguém sentar no jacaré.

Manoel ia à casa de seu tio Florindo apanhar jacas. Bem no meio do caminho havia um grande rio que não tinha ponte, era preciso atravessar de canoa. Neste rio Havia jacarés ferozes e Joaquim pensou:
- Eu quero as jacas e vou enfrentar os jacarés?
E aí ele chegou na beira do rio e viu aquela quantidade de jacarés. Ficou pensativo: “jacas ou jacarés?”.
Entrou na canoa e começou remar contra os jacarés. Remou, remou, lutou, lotou sempre no meio dos jacarés, mas sem esquecer das suas jacas. Até que enfim chegou na margem do rio.
- Ufa! Esses jacarés me cansaram. Mas estou mais perto das minhas belas jacas.
Andou, andou e viu o pé de jaca. Como fazer agora... Apanhou cinco jacas e lembrou dos jacarés que enfrentaria, mas voltou feliz da vida com suas jacas até o rio de jacarés. Colocou as jacas na canoa e começou a luta. Salva jaca e bate no jacaré. Bate no jacaré e salva as jacas. Até que jogou uma jaca no jacaré e eles deixaram-no seguir em paz. Chegou, desceu da canoa e comeu todas as jacas.

A forma como foi realizada a "brincadeira" foi muito interessante porque descontraiu os participantes, requer concentração e dinamismo. Este deve ser respeitado pelo professor e demais colegas, porque cada indivíduo tem um tempo para ouvir, processar e executar os comandos que a mente envia para o corpo.

Espero que vocês aproveitem esta aula lúdica e coloquem em prática com suas turmas. Se nós, adultas, caimos na risada e nos divertimos, imaginem as crianças e adolescentes? Aproveitem o esqueleto da brincadeira e coloque um conteúdo de sua disciplina.







Um abraço,






Yorranna da Costa