segunda-feira, 23 de maio de 2011

Cursos para gestores de instituições de ensino

Olá leitores, boa tarde!

Estou fazendo algumas pesquisas pela internet e encontrei cursos e muitos artigos referentes a educação que vale a pena ler, analisar e absorver o que for de seu interesse.

Eu vi um curso para gestores de instituição de ensino no valor de R$60,00. Segundo o site, é a distância, 80 horas e tem certificado. Eu não fiz, mas farei porque aborda relações interpessoais (Conflitos no interior da escola entre funcionários), e pelo que li as pessoas que cursaram ficaram satisfeitas e fizeram boas citações.

O curso aborda: Inadimplência escolar, conflitos no interior da escola entre funcionários e dificuldades para elaborar o plano financeiro e de marketing.

http://www.cursos24horas.com.br/



Os temas abordados acima, realmente dificultam o andamento da vida escolar, caso o gestor não saiba lidar com cada situação que requer equilíbrio e atitude coerente para que possam ter resultados eficazes.
No caso por exemplo da inadimplência nas escolas particulares. Se há um indíce alto de inadimplentes o gestor terá dificuldades financeiras para pagar funcionários, gastos fixos e não consegue fazer melhorias na unidade escolar. O papel do gestor nessa hora é fundamental. Deve agir dentro das leis cabíveis (citadas em contratos educacionais) da melhor forma. Desse tema podemos obter várias perguntas. Como abordar esse assunto com o inadimplente? Enviando bilhetes? Chamando os responsáveis pelo aluno (caso o mesmo seja menor) para uma tentativa de negociação? Qual é o tempo correto para o gestor considerar que trata-se de uma inadimplência e não somente um atraso considerável? Como cobrar juros para que não tenha problemas futuros? Será que vale a pena colocar o nome do inadimplente no spc e futuramente processá-lo? Quais são os resultados de tudo isso?

Aqui, de apenas um tema, olha quantas questões foram afloradas? Mas vocês acreditam que muitos tornam-se inadimplentes devido ao desemprego? Óbvio, não estou dizendo que gestores devem perdoar a dívida, tanto porque houveram gastos já citados acima. E o que foi usufruído? Dívida é dívida, deve ser paga, sim. Mas será que com jeitinho, no diálogo a propria instituição não consegue diminuir esse índice? Os especialistas chamam esse caso de negociação interna. Tanto porque cada caso é um caso. Nem todos são desempregados. Acredito que a melhor forma é chamar o indivíduo saber o motivo e tentar a negociação ali mesmo. Principalmete escolas de pequeno e médio porte. Documente o que fora decidido entre ambas as partes e aguarde o cumprimento do mesmo. Caso contrário, a justiça está aí para auxiliá-los. Mas cuidado! No código do consumidor Art. 42 evidencia que a cobrança não pode ser de forma ostensiva ou abusiva, expondo o devedor à situação de constrangimento, de ameaça.

Gostaria de salientar aos diretores de escolas e pais de alunos. Cuidado com Contratos Educacionais. Já li cada contrato educacional que quase cai de costas. Não sou formada em direito não, mas já li contratos que a própria instituição coloca clausulas que não se fundamentam em leis, as vezes uma clausula entra em conflito com outra ou o contrato não está passando para o consumidor o conhecimento prévio de forma clara, a dificultar a compreensão de seu sentido, alcance e seu cumprimento.

Citei esse tema porque já assumi direção de escolas e pude sentir que não é fácil ser gestora de uma escola particular, ao contrário do que algumas pessoas pensam, é necessário saber como, onde e quando gastar cada centavo. Já passei por várias vezes ter que fazer a cobrança. No início ficava sem graça, mas depois vi que isso era preciso e como a escola era de pequeno porte e eu tinha afinidade com todos os pais dos alunos, vi que isso poderia me ajudar e sendo assim conseguia não deixa-los contrangidos. Resolvia tudo com tranquilidade e consegui resolver casos que poderiam ter dado dores de cabeça para os diretores e inadimplentes na justiça. Sempre resolvi comunicando a direção da minha ação e passando feedbacks que modestia a parte, positivos. É bem desgastante todo o processo, mas é necessário e justo.

Na educação infantil é normal a inadimplência alidada a saída da criança na escola. Já vi casos de escolas que pais deviam 5 meses de escola, tiraram a criança da escola sem comunicar o responsável (não respeitando o contrato escolar) e se esquece que isso pode acarretar juros e posteriormente uma cobrança dessa escola muitas vezes judicial. E como gosto de visualizar ambos os lados, deixo umas dicas que obtive êxito profissional para os gestores e para inadimplentes.

Aos gestores, aconselho o cuidado na elaboração do contrato educacional. Ele deve estar bem claro, de forma que não fique nada nas entrelinhas e de acordo com as leis educacionais, do código do consumidor e do codigo civil. A fonte deve ser tamanho 12, cumpram o que for estabelecido e tente utilizar uma política de cobrança amigável.

Aos pais e consumidores saliento que averiguem, indaguem e na dúvida peçam se possível, para levar a um advogado de sua confiança e depois como de um acordo assinem as duas vias; uma fica com o consumidor e a outra com a instituição. Cumpra e faça cumprir o que corresponde ao consumidor. Se seu filho estiver com idade para tal entendimento faça-o ler, já para que tenha o hábito de ler documentos e fique ciente (ex: o uso do uniforme obrigatório) e que se todos cumprem as regras e estão de acordo, porque não ter um final feliz?
No caso de não ter se adaptado ao ambiente escolar, volte ao contrato e veja se há uma clausula que peça para avisar a instituição de esnsino com antecedência.

A instituição fazendo o melhor na sua gestão e qualidade profissional + pais conscientes e pagáveis = Satisfação e felicidade.



Espero que tenham gostado do assunto abordado. Comentem ou indaguem... Afinal, aqui é um cantinho em que faço questão que todos tenham espaço, voz, e o melhor...entendimento de que devemos sempre dividir nossas experiências para que consigamos multiplicar o nosso conhecimento.









Um mega abraço,



Yorranna da Costa

terça-feira, 10 de maio de 2011

Analfabetos funcionais

Boa noite, pessoal.

Venho de uma forma meio trsite, mas não indignada compartilhar com todos vocês que de repente por falta de tempo não estão assintindo e refletindo uma parte que o Jornal Nacional está abordando a "qualidade" na educação brasileira.
Sinceramente só fiz estágios em escolas públicas e tenho que elogiar todos os profissionais dessas intituições governamentais. Sem motivação professores vão tentando fazer o seu melhor e o que dá para ser feito. Vários fatores abortam o que rege as nossas leis educacionais (CF, LNBD e ECA): falta de valorização salarial dos profissionais, famílias desestruturadas, corupção (desvio de verbas), dentre outros. Tudo que fora citado e muitos outros fatores que ficaria especificando aqui por horas, fazem com que o Brasil não tenha uma educação de qualidade.

Assim que possível vou adicionando algumas reportagens referentes a esses fatores.

Dexarei aqui o site para que vocês possam acompanhar, caso não tenham tempo de asssitir pela televisão.

http://g1.globo.com/

Assistam o vídeo por inteiro e sintam-se avontade para comentar, desabafar, opinar...aqui, somos parceiros e temos que tentar constantemente mudar esse quadro.

"A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tão pouco a sociedade muda"
(Paulo Freire)

"Não basta ler que Eva viu a uva. É preciso compreender que posição que Eva ocupa no contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho"
(Paulo Freire)


Um abraço gigante,

Yorranna da Costa

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Futuros Eventos: Educador educar - "Educação transforma a sociedade?"

Olá, bom dia!

Recebi em meu e-mail e quero compartilhar com vocês futuros eventos que teremos na área da educação.

Temos congressos e seminários internacionais -18ª Educador educar - que aborda o seguinte tema: "A educação transforma ou reproduz a sociedade?"

Serão 4 (quatro) prazerosos dias : 18 a 21 de maio de 2011, com 118 profissionais do Brasil e exterior.

Como sempre teremos ilustríssimos palestrantes que agregam notoriamente na nossa educação. Dentre eles: Mario Sergio Cortella (Filósofo, com mestrado e doutorado em educação, é professor titular da Puc - SP, com docência e pesquisa no departamento de Fundamentos da Educação e Pós-graduação em Educação (currículo). Tendo atuado no departamento de Tecnologia e Ciências de Religião. Foi secretário municipal de Educação de SP. É autor de várias obras ligadas à educação). - Philippe Perrenoud - (Drº em Sociologia, leciona nas áreas em currículo, Práticas Pedagógicas e Formação de Professores nas faculdades de Psicologia e de Ciências da Educação da universidade de Genebra. É autor de várias obras correlatas à educação).

- 18º - Educador - Congresso Internacional sobre educação;
- 7º - Educador Management - Seminário Internacional de educação;
- 9º - Avaliar - Congresso Interancional sobre a educação;
- 1º - Educatec - Seminário Internacional sobre Tecnologias para educação

"Ao todo serão 15 horários, de quarta-feira a sábado, com 8 atrações de cada horário.

Você poderá optar por uma das atividades de qualquer um dos Congressos e Seminários escalados naquele horário e que seja de seu interesse ou mesmo que mantenha relação com sua atuação profissional."

Neste ano o evento será realizado no Centro de Exposições Imigrantes - Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 - São Paulo - SP. Situado a 1.200 metros da Avenida dos Bandeirantes, 850 metros do terminal Jabaquara do metrô e 3 km do aeroporto Nacional de Congonhas.

Bem, para quem gostou, peço que entre no site e leia direitinho. Há informações, quem serão todos os palestrantes e temas desenvolvidos, valores e horários, programação, como se inscrever e localização com mapa (google maps).

Pelo visto teremos um super encontro com muitas informações, instruções e visões que nós, da área educacional não podemos deixar de ser insaciáveis, humildes e conscientes de que tudo isso agregará em nosso cotidiano. Antes de cobrarmos dos nossos alunos, temos que ser exemplos pela busca de novos conhecimentos sempre.

site: http://www.futuroseventos.com.br/



Um abraço,
Yorranna da Costa